
A cidade de Detroit nos EUA agora possui rodovias eletrificadas para carregamento de carros elétricos. A novidade utiliza bobinas de carregamento indutivas de cobre instaladas por baixo da pista, permitindo que os veículos elétricos carreguem enquanto trafegam, estão em marcha lenta ou estacionados acima destas bobinas.
O projeto piloto ainda em testes, foi desenvolvido pela Electreon, uma empresa sediada em Israel, que recebeu um contrato de US$ 1,9 milhão do Departamento de Transportes de Michigan no início de 2022 para desenvolver uma estrada de carregamento sem fio. A estrada é uma das tecnologias projetadas no Michigan Central, centro de inovação bilionário e subsidiária da Ford Motor Company, e faz parte de uma iniciativa maior para avançar na tecnologia e infraestrutura de veículos elétricos.
À medida que os EV (Electric Vehicle) ganham popularidade, garantir que a infraestrutura de carregamento esteja disponível e acessível tem sido uma prioridade para os fabricantes de automóveis e os governos. Em julho, a BMW, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Stellantis e Mercedes-Benz afirmaram que iriam colaborar para instalar pelo menos 30 mil carregadores de veículos elétricos de alta potência ao longo das principais autoestradas e em áreas urbanas na América do Norte. As primeiras estações de carregamento serão inauguradas nos EUA no segundo semestre de 2024.
O que você achou dessa novidade? Conta pra gente! 😉