
Já ouviu falar no Toyota Mirai?
Ao contrário dos modelos elétricos convencionais, que precisam de muito tempo para recarga, o Toyota Mirai precisa de aproximadamente 5 minutos. Mirai é uma palavra que significa futuro em japonês e é essa a proposta do modelo, um veículo do futuro, com tecnologia de célula de combustível a hidrogênio e que não emite gases poluentes na atmosfera.
A Toyota trabalha nessa tecnologia desde 1992 e iniciou a produção em série da primeira geração do Mirai em 2015. Atualmente o modelo está na segunda geração e apresenta algumas melhorias em relação à primeira versão.
Enquanto carros elétricos convencionais demandam abastecimento diretamente na tomada, o Toyota Mirai utiliza gás hidrogênio de suas células de combustível e capta oxigênio da atmosfera para gerar energia elétrica para o motor. O modelo possui três tanques para armazenamento do hidrogênio na parte inferior do veículo e esse hidrogênio é pressurizado em um catalisador, onde seus íons e elétrons são separados. Esses elétrons formam a corrente elétrica que é enviada ao motor, o que faz os sistemas eletrônicos funcionarem e as rodas girarem. As moléculas de oxigênio se juntam aos íons de hidrogênio residuais, formando vapor de água, que é condensado e descartado pelo sistema.
O desafio é desenvolver uma estrutura de postos de abastecimento de hidrogênio combustível no Brasil para que o Mirai seja viável por aqui.
E aí, você compraria um Toyota Mirai?